Você está atento?
Você sabia que na Coreia estender a mão para cumprimentar uma pessoa mais velha é considerado extremamente rude? Ou que na Índia apontar o dedo para alguém é visto como um gesto ofensivo?
Mas você pode estar pensando: “_ Por que preciso saber dos costumes da Índia ou Coréia, se não pretendo visitar estes países?”.
Tenho certeza que você já ouviu a palavra Globalização. Significa que as fronteiras do mundo estão mais estreitas. Hoje não é difícil, por exemplo, um profissional brasileiro conseguir emprego na Alemanha (geralmente via Internet). Dependendo da cidade onde mora, também não é difícil caminhar na rua e encontrar um estrangeiro pedindo informação ou almoçando no mesmo restaurante que você. Do mesmo modo as fronteiras culturais também vão se tornando menores.
É claro que queremos causar a melhor impressão possível, mas quando desconhecemos certas noções interculturais acabamos cometendo gafes e até ofendendo alguém.
Quando estive no Canadá percebi que para eles é perfeitamente normal assoar o nariz quando estão assentados à mesa para as refeições. No começo achei estranho, mas depois de um certo tempo acabei me acostumando, pois reconheci aquele hábito como sendo cultural. Estar atento a outras culturas é poder fazer um paralelo com a nossa própria e assim reconhecermos nossa identidade como brasileiros. Além disso, nos tornamos mais tolerantes e abertos ao “novo”.
E no Brasil, quais hábitos que temos que poderiam causar estranheza a um visitante estrangeiro? Você já parou para pensar?
Awareness – consciência; percepção